quinta-feira, 3 de março de 2016

Carta proposta do Seminário Nacional Funarte Cadeia Produtiva da Música e Viola Caipira

Mineirinho, presidente eleito da ANVVB, apresentou o documento final do seminário

Apresentamos hoje mais uma etapa de uma grande ação coletiva nacional liderada pela Associação Nacional dos Violeiros e Violeiras do Brasil. Iniciada com 05 Encontros Nacionais entre 2003 e 2007 em Ribeirão Preto / SP, passando pelo I Seminário Nacional em Belo Horizonte / MG em 2008, Encontro Nacional de São Paulo / SP em 2009, Seminário Nacional em São Paulo / SP em 2013, o Panorama Nacional (gerador da Carta de Brazlândia) em 2013, o Encontro Nacional na Galeria Olido, em São Paulo / SP em 2014 e a primeira etapa deste mesmo Seminário FUNARTE, acontecida em 2015 também em Brasília / DF.

Reunidos novamente em Brasília, cerca de 100 representantes comprovadamente engajados com a Cadeia Produtiva da Música e Viola Caipira de diversas regiões brasileiras discutiram a atualidade e estratégias para fortalecimento da classe. Durante todo o processo foi debatido e reestruturada a Associação Nacional dos Violeiros e Violeiras do Brasil (ANVVB), para o fortalecimento da cadeia produtiva e levantado um conjunto de ações e demandas para abertura de diálogo com o poder público executivo e legislativo nas seguintes temáticas:

PESQUISA

1. Viabilização de recursos e tecnologia para pesquisa e organização do banco de dados da Cadeia Produtiva da Viola.  (trabalhos literários publicados, metodologia de ensino, catálogo de músicas caipiras,  transcrições de músicas, repertório, levantamento da história do instrumento, rede de: violeiros, produtores – artísticos e executivos, educadores, eventos, luthiers e acessórios, instituições de ensino, pesquisa de mercado).

2. Programa de incentivo para publicação de novos trabalhos de pesquisa e material didático de viola.

3. A criação de um programa interministerial permanente de pesquisa, disseminação e  valorização da cultura popular dentro do MINC, que seja interligado aos Ministérios da Educação, Turismo, Comunicação e Desenvolvimento Agrário.


O talento feminino se faz cada vez mais presente na viola
FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO

1. Inserção do ensino de viola na educação básica;

2. Curso de capacitação com a finalidade de formar professores e agentes qualificados para o ensino de viola caipira observando o saber oral e as diferentes vertentes do instrumento no Brasil e tendo como referência bons materiais didáticos produzidos dentro dessa cadeia produtiva.

3. Criação de cursos técnicos e superiores de formação de educadores e instrumentistas de Viola.


CULTURA CAIPIRA

1. Registro Nacional da viola como patrimônio cultural imaterial brasileiro.

2. Fortalecimento e ampliação da política de intercâmbio do MINC.

3. Reconhecimento dos Mestres da Cultura Caipira nas ações e políticas públicas vigentes e a serem implementadas.

4. Inclusão nas premiações da FUNARTE do prêmio mestre da Cultura Caipira.


DIFUSÃO E DISTRIBUIÇÃO
A histórica dupla Cacique e Pajé marcou presença no evento


1. Criar editais específicos para música de viola;

2. Criação e manutenção de memorial para exposição de obras, livros, CD’s, DVD’s, pinturas e outros.

3. Instituir programa de incentivo de circulação de apresentações musicais de artistas e produtos da cultura caipira nas atividades de feiras de produtos orgânicos, artesanato, agricultura familiar, reforma agrária e outras do gênero.

4. Estabelecer termo de fomento (com base no marco regulatório - lei 13019/2014), entre ANVVB e o poder público para a realização de encontros de violeiros em nível nacional ou regional.

5. Criar e viabilizar o circuito nacional FUNARTE de Viola (nos espaços FUNARTE).


COMUNICAÇÃO

1. Criação de frente parlamentar de fortalecimento da cadeia produtiva da viola.

2. Criar link no site do MINC para divulgação das ações da ANVVB.

3. Instituir programas destinados à produção de conteúdo para rádio, TV e impressos, visando ampliar a divulgação da cadeia produtiva da música caipira.

4. Disponibilizar recurso para financiamento da produção e distribuição gratuita de uma revista impressa, digital e por meio de APP, especifica da cadeia produtiva da viola.

        Brasília, 24 de fevereiro de 2016.

Fotos: Luiz Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário